Anuncios

sexta-feira, janeiro 14, 2011

O Maior Jequitibá do Brasil

[Jequitiba1.jpg]



O JEQUITIBÁ é a maior espécie da flora brasileira e é encontrado somente na Mata Atlântica. Ele vive milhares de anos. O jequitibá mais antigo de que se tem notícia tem mais de 3.000 anos e se encontra no Parque do Vassununga, bem perto de Ribeirão Preto - SP, ele é chamado de O Patriarca, possui mais de 40 metros de altura e mais de 4 metros de diâmetro (DAP - Diâmetro à Altura do Peito) e é preciso mais de 12 homens para abraçar a árvore.




CADA ÁRVORE É UM ECOSSISTEMA
As folhas absorvem o calor solar. Parte dessa energia solar é usada na fabricação de matéria orgânica através da fotossíntese. A superfície foliar, isto é, a soma das superfícies de todas as folhas, pode exceder em mais de 10 vezes a área sombreada, multiplicando a capacidade de umedecer e refrescar, por evaporação, o ambiente. A copa da árvore protege o solo do calor do sol durante o dia e do frio à noite. As raízes mantêm o solo fofo e facilitam a infiltração da água, do ar e dos nutrientes. A matéria orgânica das folhas caídas se incorpora ao solo.

Todo um mundo animal habita a árvore. Nos galhos, insetos, pássaros e pequenos mamíferos fornecem, com seus dejetos, nutrientes para o solo. Entre as raízes, minhocas, insetos e outros animais fazem o mesmo. As folhas protegem o solo do impacto das chuvas e as raízes impedem que a terra seja levada pelas águas.

Se uma única árvore faz tudo isso, imagine uma floresta!


Endereço do Parque Vassununga

Parque Estadual de Vassununga
Rodovia Anhanguera, km 245
Sta Rita do Passa Quatro - SP - CEP 13670-000
Telefone: 0xx 19 582-1807

Nenhum comentário:

Postar um comentário