Anuncios

sábado, fevereiro 12, 2011

O Cometa Halley


Esta semana (9 de fevereiro de 2011) completou 25 anos da última passagem do Cometa Halley, quem quiser conhecer melhor este famoso cometa tem um link, mais abaixo, de Mais Informações >>

No ano de 1986 a sua aparição deixou a desejar, talvez pela iluminação das grandes cidades e pela sua primeira aparição em tempos de televisão. O fato tornou-se bem menor do que a nossa imaginação poderia supor. Ficou sim, muito marcada, a saudade da expectativa para esperar a sua aparição e das noites de namoro nas montanhas de Minas Gerais.




O cometa Halley é um cometa que retorna às regiões interiores do sistema solar a cada 76 anos, O cometa foi registrado pela primeira vez em 240 a.C. e mostrou-se visível a olho nu em todas as suas 30 aparições registradas.

O cometa recebeu o nome de Edmund Halley que calculou a sua órbita. Ele determinou que os cometas vistos em 1531 e 1607 eram o mesmo objeto que cumpria uma órbita de 76 anos. Infelizmente, Halley morreu em 1742, não chegando a viver o suficiente para conseguir ver a sua predição tornar-se realidade, quando o cometa regressou na Véspera de Natal de 1758. O sucesso da predição de Edmond Halley do retorno de seu cometa foi considerado como uma prova sensacional da lei da gravitação de Newton.

O seu núcleo agora tem mais ou menos 11 km de diâmetro e dentro de 300.000 anos terá desaparecido completamente.

O próximo periélio (ponto mais perto do sol de toda a sua órbita) do Cometa Halley será em 29 de julho de 2061.

PS - Este Periélio pode também ser chamado de Perélio e sei também que tinha um muleque com esse  apelido em Itajubá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário