Anuncios

terça-feira, maio 10, 2011

Ivan Vilela - Professor de Viola Caipira

Compositor, instrumentista, pesquisador e arranjador é mestre em composição pela Unicamp e criador e professor do primeiro curso de graduação de viola caipira do país, na USP.

Ivan Vilela nasceu em Itajubá - MG e por sua trajetória está presente no excelente documentário Violeiros do Brasil, de onde tomei a liberdade de copiar algumas idéias de sua entrevista:

" Tem certas coisas que a gente não discute a gente aceita. Reza a tradição que manter um guizo de cascavel dentro da viola melhora o som do instrumento e as propriedades do tocador. Alguns recorrem a pactos, eu não tive muita coragem e resolvi estudar, as vezes isto não dá muito resultado, mas eu continuo tentando. 

O violeiro dentro do universo rural, mais tradicional, é a pessoa que consegue realizar o trânsito entre o sagrado e o profano. É a única pessoa que toca nas festas de folia, nas festas da Igreja, mas fez o pacto com o capeta e nem por isso ele é banido do lugar. Ele consegue transitar com muita propriedade. E esta seria uma das funções do violeiro de preservar esta cultura rústica."

Vejam o comentário de Zeza Amaral sobre a música de Ivan Vilela e o vídeo gravado no show Violeiros do Brasil em Belo Horizonte em 2009.

"Mais do que música, o som que se ouve é uma prece às nossas mais longínquas tradições, não um apelo, mas um agradecimento por nossas almas caipiras..."



Não percam, nesta quinta-feira (12/05), as 22h15min,  Ivan Vilela no Sr. Brasil programa de Rolando Boldrin na TV Cultura, com reapresentação no domingo (15/05), as 10h15min.


Site do artista com músicas e agenda: www.ivanvilela.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário