Anuncios

sábado, julho 16, 2011

A Serra da Pedra Aguda


A Pedra Aguda 1.575m é a montanha mais visitada pelos trekkers locais de Itajubá MG. Responsável por formar a maioria dos montanhistas itajubenses, ela oferece inúmeras oportunidades para quem gosta de atividades outdoor. Chegar em seu cume através de sua floresta é um passeio sensacional, pois de lá avistamos todo o Vale do Sapucaí, a cidade de Itajubá e o Pico dos Marins. No caminho ainda encontramos a gruta que abrigou o Quilombo da Berta, famoso por abrigar escravos que assaltavam as caravanas que cruzavam a serra da mantiqueira em direção ao vale do paraíba.
Vejam abaixo uma seleção de excelentes fotos do local:

A Pedra Aguda e a Lua

A serra da pedra aguda divide a cidade de Itajubá ao meio e é formada, entre outros cumes, pelo Pico do Galo (1.240m/meio da foto abaixo) e pela própria Pedra Aguda (1.575m/direita na foto abaixo).

Visão Lateral da Serra da Pedra Aguda

Vista do caminho para a Aguda : Pedra Vermelha a esquerda e o Observatório Nacional de Brasópolis no ponto mais alto.

Morro da Pirâmide e Pico do Galo (Vista da Aguda)

Vista da Serra da Pedra Aguda ao fundo / Escalando a Pedra Vermelha
Vale a pena conferir o Site de Montanhismo da Triboo e falar com o Orlando ou com o Juliano (o da foto):
http://www.triboo.com.br/
Roteiro: Pedra Aguda- 1 dia
Iniciaremos nossa caminhada bem aos pés do grande maciço rochoso da Pedra Vermelha, montanha que deu origem ao nome da cidade de Piranguçu. A primeira etapa, é feita através de uma subida ingrime até a Gruta do Quilombo, um local utilizado de refúgio pelos antigos escravos do Quilombo da Berta. Após um breve descanso, estaremos alcançando em poucos minutos o Portal, um lugar que temos uma vista privilegiada da cidade de Itajubá com a Pedra Aguda ao fundo. Após alguns minutos estaremos chegando ao Abrigo de Montanha da Pedra Aguda onde faremos o reabastecimento dos nossos cantis e seguiremos rumo a subida final da nossa caminhada. Os últimos 40 minutos é feito a partir de uma floresta remanescente da Mata Atlântica, onde tomaremos uma trilha bem ingrime até o cume da Pedra Aguda. Os últimos instantes da caminhada são emocionantes, pois quando viramos o cume da montanha avistamos toda cidade de Itajubá a nossa frente, a Serra do Pedrão e a Serra da Pedra Branca. Também podemos ver do topo algumas casas de Campos do Jordão, o Observatório de Brazópolis e o grandioso Pico dos Marins. O nosso retorno será feito em aproximadamente 1,5 hora até a porteira da Pedra Vermelha.
Fica também a dica de, na volta do passeio, almoçar no pesqueiro do Márcio, filé de tilápia e cerveja gelada - ótima comida e companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário