Anuncios

sexta-feira, setembro 30, 2011

O Mineiro e o Queijo


       Mais da metade do queijo consumido pelo brasileiro é produzida em Minas Gerais. Com essa informação, o diretor Helvécio Ratton foi atrás de produtores da região de Serro, Serra da Canastra e Alto Parnaíba, onde se concentram mais de 30.000 fabricantes do queijo artesanal, como era feito na época da colonização, por um legado dos portugueses. Ratton encontrou famílias preocupadas com o futuro, já que o lobby dos grande laticínios mostra-se poderoso - o produto, por exemplo, não pode ser comercializado em outros Estados. A força do documentário vem do registro caseiro com simpáticos personagens e das explicações sobre o trabalhoso processo de fabricação do queijo.



Vale a pena conferir os vídeos e a sinopse abaixo em Mais Informações...



Sinopse

No século XVIII, aventureiros portugueses em busca de ouro levaram para a região das minas a arte do queijo. O queijo era uma forma de conservar o leite e, à medida que estes exploradores percorriam novas áreas, a produção do queijo artesanal se espalhava por Minas Gerais, adaptando-se bem aos climas serranos. Hoje, o queijo minas é produzido por 30 mil famílias e considerado patrimônio cultural do Brasil.

Porém, em função de uma lei federal de 1952, de inspiração norte-americana, o queijo minas artesanal enfrenta um grave obstáculo: sua venda é proibida para outros estados brasileiros, o que provoca impactos econômicos e sociais significativos sobre os pequenos produtores.

Filmado nas belas regiões do Serro, serra da Canastra e Alto Paranaíba, O Mineiro e o Queijo traz a palavra de produtores, comerciantes, cientistas e atravessadores, traça um amplo painel sobre o queijo minas e investiga a estranha situação de um produto tradicionalíssimo, mas barrado em seu próprio país.


Outro Trailer e uma fatia do documentário:



O site do documentário:

www.omineiroeoqueijo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário