Anuncios

terça-feira, janeiro 31, 2012

REPI - A Pequena Usina Hidrelétrica de Wenceslau Braz - MG


Inaugurada em 1932 e denominada REPI (Rede Elétrica Piquete-Itajubá), foi contruída com um projeto de engenharia alemã para abastecer as fábricas de armas de Itajubá, MG e de pólvora de Piquete, SP. A pequena central hidrelétrica (3,4 MW) está em plena operação há 80 anos.








 
Destaque para o símbolo da suástica nos equipamentos.

4 comentários:

  1. Ah, a minha infância. Andei trechos sobre as tubulações - o que era proibidíssimo. Fui muitas vezes, com o meu amigo Chiquinho,levar café para o pai dele, "Seu" Nogueira, operador da casa de máquinas. Via centelhas azuis passar de uma chave pra outra quando ele ligava ou desligava a chave de força. Nós morávamos na Vila Magra, de frente para as tubulações que saiam da represa. Éramos vizinhos. Bicas do Meio está grudada na minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de saber se meu avô, Jarbas Octaviano de Araujo participou na construção desta usina, fico grato em obter informações, obrigado. José Augusto de Araujo Junior.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Cezarino Cruz, e gostaria de compartilhar com todos que tive uma passagem pela REPI começando a trabalhar lá aos 13 anos em março de 1944 e onde encerrei meu ciclo de trabalho aos 67 anos em agosto de 1998. Nestes 54 anos tivemos momentos difíceis, porém, momentos valiosos que hoje quando os recordo me emociona, e me orgulha de ter feito parte desta historia.

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Cezarino Cruz, e gostaria de compartilhar com todos que tive uma passagem pela REPI começando a trabalhar lá aos 13 anos em março de 1944 e onde encerrei meu ciclo de trabalho aos 67 anos em agosto de 1998. Nestes 54 anos tivemos momentos difíceis, porém, momentos valiosos que hoje quando os recordo me emociona, e me orgulha de ter feito parte desta historia.

    ResponderExcluir