Anuncios

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Por Quem os Sinos Dobram (For Whom the Bell Tolls)



Dica de leitura do Curvas de Minas.

É um romance de 1940 do escritor norte-americano Ernest Hemingway.
 
O livro narra a história de Robert Jordan, um jovem norte-americano das Brigadas Internacionais. Professor de espanhol que se tornou conhecedor do uso de explosivos, Jordan recebe a missão de explodir uma ponte por ocasião de um ataque simultâneo à cidade de Segóvia.

Hemingway usa como referência sua experiência pessoal como participante voluntário da Guerra Civil Espanhola ao lado dos republicanos e faz uma análise ácida, com críticas à atuação extremamente violenta das tropas de ambos os lados: a direita auxiliada pelo governo fascista italiano e nazista alemão e a esquerda pelas brigadas internacionais e União Soviética. Critica também a burocratização e o panorama de privilégios rapidamente instaurado no lado da República.

Acima de tudo o livro trata, no entanto, da condição humana. O título é referência a um poema do pastor e escritor inglês John Donne que se encontra na obra "Poems on Several Occasions" que em português chama-se "Meditações", e invoca o absurdo da guerra, mormente a guerra civil, travada entre irmãos. "Quando morre um homem, morremos todos, pois somos parte da humanidade".Em várias passagens do texto os personagens estranham e se estranham desempenhando os papéis bizarros que se viram forçados a assumir durante a guerra, e fraquejam ao ver nos inimigos seres humanos que poderiam estar de qualquer um dos lados da guerra.

Alguns pensamentos do personagem principal, Robert Jordan:

  • Em política e em guerrilha, a primeira coisa é se manter vivo;
  • A melhor formação para a guerra é onde você aprende como as coisas realmente são, e não como deveriam ser; 
  • O desprezo pelo eu sempre é necessário em uma guerra;
  • Nenhum homem é uma ilha, a morte de um único homem me diminui. Portanto nunca procures saber por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti.  


Fonte wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário