Anuncios

sábado, junho 08, 2013

Vesperata em Diamantina - MG



     O nome Vesperata é uma adaptação do termo vésperas, da mesma forma que das matinas eclesiásticas – que antecediam habitualmente as missas das almas – adaptou-se o termo matinada. 
Que das serenas – canção trovadoresca – adaptou-se o termo Serenata.
     O retorno dos músicos às janelas e sacadas dos velhos casarões foi sugerido como atrativo que Diamantina poderia apresentar como substância de sua alma musical. E a partir de 1999 para comemoração do título de Patrimônio da Humanidade, nasce no berço da tradição diamantinense a Vesperata que vem se tornando ao longo dos anos um produto turístico de relevância, capaz de projetar Diamantina em vários lugares do território nacional e fora dele, responsável por atrair um público fiel e elitizado. E desde a sua concepção como evento cultural, o espetáculo adquiriu ao longo dos seus doze anos um vulto capaz de encantar turistas do mundo inteiro. 
Instalada na Rua da Quitanda, ela faz parte do calendário de eventos oficial da cidade de Diamantina e ocorre quinzenalmente durante sete meses, entre Março a Outubro, havendo algumas apresentações extras, de acordo com datas comemorativas específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário